O Que Colocar No Radiador? Água ou Aditivo?
Conhecendo o Radiador
Com o passar dos anos a Indústria Automobilística descobriu que manter a temperatura do motor do carro entre 90º e 135º aumenta sua eficiência e durabilidade, apresenta menor desgaste, maior economia de combustível, menos manutenção, e o melhor é que emite menos poluentes contribuindo com o meio ambiente.
O sistema que controla a temperatura do motor é o de Arrefecimento, e o Radiador é um dos 7 componentes deste sistema, os demais são: a bomba d'água, o sensor de temperatura, a válvula termostática, o reservatório de água do radiador, o aditivo e a ventoinha. O radiador é responsável por garantir que o veículo não aqueça.
Conhecendo O Líquido de Arrefecimento
Ouvimos falar de Fluído de Radiador, Aditivo de Radiador ou mesmo Líquido de Arrefecimento, ambos são o mesmo produto mas com nomes diferentes. O aditivo protege o sistema contra corrosão, e também aumenta o ponto de ebulição e diminui o ponto de congelamento da água dentro do sistema.
Para refrigerar todo o conjunto, o aditivo troca calor com as superfícies que entra em contato, e aumenta a temperatura quando passa pelas galerias e mangueiras próxima ao motor, perdendo calor quando passa pelo Radiador.
O Que Devo Colocar no Radiador? Água ou Aditivo?
Você deve utilizar os dois: a Água e o Aditivo, mas atenção: A água precisa ser a desmineralizada. A mistura desta água com o aditivo é chamado de Líquido de Arrefecimento que vimos acima. Esse composto é responsável por aumentar o ponto de fervura (ebulição) e diminuir o ponto de congelamento (fusão). Quando você utiliza o Aditivo você garante que a água se mantenha no estado líquido (não evapora, e nem congela) e evita a oxidação do motor. Quando você vai completando o líquido de arrefecimento com água é certo que a proporção do aditivo chegue a zero, e isto deixará o sistema mais vulnerável,
Jamais utilize apenas água no radiador! E evite a água da torneira, ela contém cloro, e isto pode provocar a corrosão do motor através da ferrugem que a água da torneira cria. Só use esta água se o carro estiver fervendo e você precisar chegar até o mecânico.
Fazendo a Troca do Aditivo
Sempre que for a hora de efetuar a reposição do Aditivo, ou seja, quando o nível do tanque do radiador estiver abaixo da marca indicada, você deverá respeitar três regras básicas: o motor precisa estar frio, não misturar diferentes tipos de aditivos e colocar o aditivo indicado pelo fabricante (ver no manual do veículo).
Porém se for a hora de realizar a troca completa do líquido de arrefecimento do radiador, você deverá levar seu carro até um mecânico, pois será necessário realizar primeiro uma limpeza completa do sistema. A recomendação da troca do aditivo do radiador varia de acordo com cada fabricante, e principalmente com a qualidade do produto utilizado. A validade pode variar de 10 a 30 mil Km, ou de 01 a 05 anos.
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