Nunca Complete o Fluído de Freio Por Conta Própria
O que é o Fluído de Freio?
O fluído de freio é um líquido hidráulico que funciona como um condutor de pressão entre a ação do motorista (ao pisar no freio) e os discos que fazem o trabalho pesado de frenagem do veículo. Portanto, ele é o responsável direto pela segurança e estabilidade do sistema de frenagem.
Sinais de Alerta
Quando o nível de fluido está baixo, pode ocorrer a formação de bolhas de ar no sistema de freios, o que causa ruídos ao acionar o pedal. Outro sinal que o carro apresenta a necessidade de inspeção do fluído de freio é o aumento de distância na frenagem, ou seja, quando acionado o pedal do freio o carro demora mais para parar. Agora, se a luz de indicação do fluido de freio ascender no painel do carro vá o mais rápido possível para uma oficina mecânica para que todo o material seja drenado e substituído. Outras formas de verificação é o vencimento e o nível do reservatório.
Os fluídos de freio também possuem prazo de validade com uma variação de um a dois anos, dependendo da quilometragem rodada. Consulte sempre o manual do carro e siga as instruções das montadoras. O mesmo vale para o nível do reservatório que precisa ser verificado regularmente e seguir o plano de manutenção.
Qual é a luz do fluido de freio?
Ela é identificada por luzes vermelhas com um círculo e um ponto de exclamação, um “P”, ou, ainda, a palavra “brake”. A luz do freio indica que o freio de mão está acionado. Observe se há luz indicadora do painel (geralmente a mesma que acende quando você aciona o freio de mão), está devidamente apagada quando o veículo está em movimento. Se esta luz começar a piscar ou acender ocasionalmente é sinal de fluido com nível baixo.
Muito importante saber!
Diferentemente de outros líquidos, como o de arrefecimento e o óleo do motor, também essenciais para o funcionamento do veículo, o fluido de freio não deve ser simplesmente completado até o nível ideal. O condutor nunca deve completar o fluído, se ele estiver fora do nível indicado é necessário levar o carro para uma avaliação com o seu mecânico de confiança, ele saberá como conduzir e irá identificar a origem do problema.
Qual o melhor fluído de freio para utilizar no meu carro?
Um dos principais cuidados que devemos ter na hora de escolher o fluído de freio é checar suas propriedades. Os fluídos são classificados de acordo com as características apresentadas, sendo uma delas a baixa compressibilidade que garante que o fluído não terá seu volume reduzido sob pressão. Outra característica é o alto ponto de ebulição, pois essa característica irá garantir que as propriedades do fluído não sejam afetadas pelo calor.
Os tipos de fluído de freio são classificados por meio de um padrão internacional, desenvolvido pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos (Department of Transportation, ou DOT).
Aqui na Dorival Autopeças você vai encontrar as melhores marcas de Fluídos de Freio para o seu carro, e na hora de escolher se surgir alguma dúvida é só chamar nossos vendedores especialistas para ajudar na escolha. Trabalhamos com Fluídos para carros nacionais e importados.