Entenda A Importância da Troca de Óleo
Entenda a importância da troca de óleo
É muito comum ficarmos em dúvidas quando o assunto é a troca de óleo do carro, ficamos na dúvida de qual óleo usar, qual o tempo da troca, se podemos somente completar, e assim por diante.
Então vamos lá! Primeiro vamos entender a função do óleo lubrificante.
Para que serve o óleo lubrificante de motor?
O óleo é essencial para o funcionamento do carro, ele é responsável pela lubrificação da máquina e por impedir que haja atrito entre diferentes peças, atritos fazem com que as peças se desgastem. A falta de lubrificação ocasiona também o travamento do veículo, e este prejuízo pode ser evitado quando respeitamos o tempo de intervalo entre as trocas de óleo.
Outra função do óleo é a de conservar a temperatura do automóvel e garantir a sua limpeza, pois o óleo é capaz de eliminar a sujeira proveniente da combustão. Para completar, o lubrificante ainda também atua como fonte de vedação, oferecendo proteção contra a oxidação e impedindo que qualquer outro elemento externo na máquina afete o sistema.
Por todas essas razões, o uso correto de um óleo de boa qualidade é algo que pode expandir a vida útil da máquina e contribuir para a economia no consumo de combustível. Na Dorival Autopeças você encontra o que há de melhor no mercado quando o assunto é óleo para motor.
Quando devo trocar o óleo?
De acordo com os fabricantes, a troca de óleo deve ser realizada entre 10 a 15 mil quilômetros rodados, ou uma vez ao ano.
A inspeção do nível do óleo do motor deve ser feita com frequência, e isso pode ser feito quando abastecemos no posto, por exemplo, e o ideal é esperar por alguns minutos com o carro desligado e garantir que o carro esteja em uma superfície plana.
Outros pontos que precisam ser considerados são os automóveis que rodam muito e, aqueles pouco utilizados.
Os motoristas que não usam seus veículos com tanta frequência devem realizar troca de óleo do carro anualmente, durante a revisão, ainda que nesse período a quilometragem rodada esteja bem abaixo dos 10 mil quilômetros. A razão para isso está no fato do óleo funcionar à base de aditivos, os quais assim como os remédios, possuem data de validade. Portanto, para não correr riscos, a recomendação é trocá-lo a cada 12 meses.
Já os motoristas que utilizam seus veículos de forma diária, inclusive em estradas, provavelmente expõe o automóvel a mudanças constantes de temperatura, o que por sua vez, acaba exigindo mais do motor. Nesses casos especificamente, pode ser indicado realizar a troca um pouco antes, a cada 7 ou 8 mil quilômetros rodados.
Posso trocar o óleo ou simplesmente completar?
Outra dúvida comum é se devemos trocar completamente o óleo ou apenas completar: o recomendável é trocar completamente o óleo, completar um óleo viscoso com um óleo novo pode dar um resultado ruim e não valerá a pena. Trocas regulares, dentro dos prazos de validade, garantem uma vida longa ao motor. Então já sabe: você não precisa completar o óleo a cada vez que o nível baixar, o importante é não deixar que o nível atinja a marcação mínima. Fale sempre com o seu mecânico!
Qual o tipo de óleo devemos comprar?
Existem diversos tipos de óleo de motor disponíveis no mercado, cada um com suas características e aplicações específicas. A escolha do tipo adequado depende de fatores como o modelo do carro, a idade do veículo e as condições de uso. O recomendável é sempre seguir a orientação do fabricante do veículo (manual do proprietário encontra-se essas informações).
Aqui na Dorival Autopeças você encontra as melhores marcas de Óleos Lubrificantes, Aditivos e Filtros de óleos do mercado. E os nosso vendedores te auxiliam na melhor escolha para o seu carro.